A SICOOB CREDIARA - Cooperativa de Crédito da Região de Araxá Ltda , fundada no dia 25 de outubro de 1989, com a denominação de Crediara - Cooperativa de Crédito Rural da Região de Araxá Ltda, iniciou efetivamente suas atividades no ano de 1991.
Sua constituição surgiu pela demanda de produtores Rurais de uma Cooperativa Agropecuária de Araxá, que na época teve oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido por cooperativas de crédito estabelecidas em outras localidades e constatou-se a importância do papel que desempenham para o produtor rural, criando uma parceria que vem sendo mantida, através de vários projetos empreendidos ao longo de sua existência. Trata-se da intercooperação, que proporcionou um fortalecimento para ambas as entidades e seus associados.
Em 1998, iniciou suas atividades junto ao Bancoob - Banco Cooperativo do Brasil, que foi constituído com a finalidade de estimular o desenvolvimento do cooperativismo de crédito no País, resolvendo um dos principais problemas enfrentados na época: a autonomia operacional do sistema. Hoje o Bancoob integra todo o Sicoob Central Crediminas, todas as cooperativas do sistema SICOOB através do SISBR (sistema informatizado) possibilitando saques, depósitos, consultas e emissão de extratos em qualquer agência Sicoob integrada ao sistema, em qualquer parte do Brasil, aumentando sua força e competitividade.
Em fevereiro de 2001 a Sicoob Crediara, que até então funcionava em instalações cedidas, inaugurura sua sede própria, em solenidade prestigiada pelo então presidente do Bancoob, Raimundo Mariano do Vale e o presidente do Sicoob Central Crediminas, Heli de Oliveira Penido. Tal iniciativa proporcionou melhor atendimento e agilização na prestação de serviços aos seus cooperados.
A partir de 15 de junho de 2005, após aprovação de seu projeto pelo Banco Central do Brasil, foi aprovada, em Assembléia Geral Extraordinária, a sua transformação em cooperativa de livre admissão de associados. Dessa forma, agora a Sicoob Crediara pode atender, além de produtores rurais,  outros segmentos da sociedade ou qualquer pessoa que interessar associar-se à cooperativa nas cidades em que possui agência. Para o presidente do Sicoob Crediara, Vitor Hugo Gomes, com esta “abertura” a cooperativa vem oferecendo opção de crédito às pessoas que não têm acesso a nenhum banco, cumprindo assim sua função social.
Com a força do Bancoob e apoio da Central Crediminas que conta hoje com 82 sedes de cooperativas de crédito, 432 unidades e 530 mil associados no estado,  a Sicoob Crediara  tem o objetivo de atender um número cada vez maior de associados, em todo a região de Araxá. Com postos de atendimento em Tapira, criada em 1997, em Perdizes e Ibiá no ano de 1998, em 2003 na cidade de Santa Juliana e por último no ano de 2005, em Nova Ponte, com o trabalho e a união de seus cooperados  cresce a cada dia.
Com 10.247 cooperados, aos quais tem a sua disposição um leque variado de produtos, serviços e linhas de crédito tais como: crédito rural para custeio e investimento (formação e reforma de pastagens, aquisição de máquinas, implementos e insumos, entre outros); empréstimos na carteira comercial; cartões de débito e crédito; financiamentos de gado em leilões; financiamentos de veículos utilitários, eletrodomésticos, entre outros; cheque especial; débito automático; aplicações; seguros; plano de saúde entre outros serviços oferecidos usualmente pelas instituições financeiras, buscando sempre melhores condições de atendimento.
União para o fortalecimento de todos, é assim que devemos pensar e agir.